FALCON

O Falcon chegou ao Brasil por obra da Estrela em 1977. Inspirado no G.I. Joe Adventure Team, o Falcon seria não um herói, mas um grupo de heróis que colecionariam aventuras nos mais diversos ambientes. O Falcon ou os Falcons, começa como soldado e, posteriormente, o aventureiro e, finalmente, entra na era espacial. A literatura da época coloca os Falcon como membros da equipe Comandos em Ação e os qualifica como especialistas nas mais diversas áreas e atividades, como exploradores, montanhistas, especialistas em armas e resgate e as mais diversas missões, que incluem espionagem e ações especiais.

Imagem1

As primeiras aventuras trazem as figuras de cabelo flocado e olhos pintados estáticos. As características, como as roupas e botas em estilo militar, destacavam os Falcon entre todos os brinquedos disponíveis na época e foi um sucesso e até hoje é lembrado pelas gerações da época com carinho e saudade. Logo depois vieram os Falcon com os olhos que moviam lateralmente, os Olhos de Águia, que tornavam o Falcon ainda mais desejado como brinquedo.

Imagem2

A Estrela, ainda como uma das maiores fabricantes de brinquedos da época, tinha recursos para criar e, com a moda sci-fi da época, criou o Torak, um vilão com um visual híbrido de várias franquias da época e, também, um aliado do Falcon, o Condor.

Imagem3

A coleção se encerra em 1983, com vários anúncios de figuras nunca sendo lançados. Em 1994, o Falcon retorna com uma coleção rápida que lança 3 figura, sendo um novo Torak e dois Falcon, o Piloto e o Soldado e, na sequência, em 1995, dois ninjas, um Falcon Comandos em Ação e um Cobra.

Imagem4 Imagem5

Em 2000, num pedido exclusivo das Lojas Americanas, um novo lote de Torak, Piloto e Soldado são lançados, como o Força de Ataque.

Imagem6 Imagem7

E o Falcon fica em suspenso até 2017, ano de seu relançamento pela Estrela e aniversário do brinquedo, coincidindo com os 80 anos da Estrela Brinquedos. Esse relançamento foi possível com a ajuda do plano de negócios proposto pelo colecionador e fã Giovanni Raemondo.

Imagem8

O Falcon tem tido lançamentos periódicos que alternam entre novas aventuras e temas e relançamentos revisados de antigas aventuras da primeira coleção 77-83. Hoje a coleção relançada tem mais itens do que a coleção original. O Falcon é tido, por decisão judicial, como um brinquedo com identidade nacional própria, divergindo do G.I. Joe, que vem desde seu nome, notoriamente inspirado no jogador de futebol Falcão, até o seu mix de acessórios, que inclui itens que, originalmente, seriam Mattel e não Hasbro, como a águia e o Gorila, além dos autorais Torak e Condor. Tudo isso torna o Falcon um brinquedo brasileiro, mesmo que tenha uma origem externa no início.

Clique aqui para saber mais: https://falcon80.com.br/